quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Quilombo que sofre com a falta de Politícas publicas varios oficios foram enviados mais solução até hoje não chegou


As políticas sociais propostas pelos governos, em grande maioria, não são executadas de forma eficiente e eficaz. Durante anos, o movimento social, e em especial o movimento popular, empreendeu esforços para reivindicar a concretização e a melhoria dessas políticas. Os interesses demonstrados pelas lideranças se atêm tão somente a mudanças imediatas, ao fazer por fazer e a cooptação de líderes com interesses particulares em detrimento dos interesses comunitários. As associações passaram então a ser espaços de manipulação política, muitas, somente, existindo em períodos de pleito eleitoral, o que enfraqueceu, subordinou e fragmentou o movimento popular no Brasil. A falta de uma formação e qualificação das lideranças comunitárias as colocou em desvantagem quanto ao controle e fiscalização das políticas públicas, bem como na negociação e enfrentamento das questões sociais. Coloca-se o desafio: o que fazer para reverter esse quadro, compreendendo a importância que tem uma liderança comunitária realmente comprometida?
Entendendo a importância da luta popular como instrumento de reivindicação e conquistas sociais, a ação empreendida pelo setor de Formação de Lideranças Comunitárias tem seu cerne na qualificação das lideranças engajadas e militantes, comprometendo-se com a luta pela qualidade de vida das comunidades menos assistidas. Essa formação passa por todo um trabalho de sensibilização, qualificação e empoderamento das lideranças para exercerem com propriedade e, de forma, propositiva suas ações na cena pública. Tal esforço requer uma ação voltada ao resgate da luta popular, bem como a importância que tem o papel das entidades comunitárias como representantes do povo.
Sensibilizadas as lideranças, parte-se para um trabalho de formação que as capacite a exercerem de forma consciente o seu papel social, buscando mobilizar a comunidade, resgatar a importância das assembléias de moradores e apresentando a essa comunidade frutos de um trabalho voltado para a conquista de direitos constitucionalmente respaldados, todavia nem sempre legitimados. O trabalho empreendido tem como consequência o resgate da credibilidade das associações comunitárias e de suas lideranças junto a comunidade, inclusive buscando uma participação mais positiva dessas pessoas, envolvendo-as no movimento social como sujeitos ativos.
E é, exatamente, nesse aspecto que se apresenta o eixo central das atividades do Setor de Formação de Lideranças Comunitárias: formação sócio-política com o intuito de facilitar o processo de consciência política e visão crítica das mesmas, favorecendo também a compreensão da conjuntura e da realidade onde estão inseridas. Atrelada a essa proposta é importante que essas lideranças sejam instrumentalizadas no que se refere à elaboração e gestão de propostas que atendam às demandas reais da comunidade.
Objetivos do Setor
Fortalecer as Associações Comunitárias acompanhadas e suas lideranças, nos aspectos humanos, gerenciais e políticos, por meio de capacitações: grupos de estudo, treinamentos, seminários e formações com acompanhamento sistemático e orientado a aplicação práticas das informações, favorecendo o desenvolvimento adequado de suas atividades e a participação na discussão dos problemas locais e proposições junto aos setores competentes.


ESTAMOS DIANTE DESSE  IMPORTANTE E CORAJOSO LIDER



FLAVIO Gabriel



instituto quilombo livre em breve

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUILOMBO LIVRE JÁ

Arquivo do blog